quinta-feira, 8 de março de 2012

EXPOSIÇÃO DE FILIGRANAS PORTUGUESAS

O Memorial de Curitiba abriga a partir desta sexta-feira (9) a exposição “Ouro sobre o Azul”, do artista português Seixas Peixoto. A mostra é resultado de um ano de pesquisas e seis meses de produção artística sobre a técnica da filigrana portuguesa, método tradicional de execução de joias praticado principalmente na região norte de Portugal. Nessa técnica, o artista elaborou quadros com fundo na cor azul e desenhos de filigranas douradas.
“O objetivo da exposição é fazer com que os espectadores sintam a riqueza cultural da ourivesaria portuguesa, vendo verdadeiras joias impressas em telas”, diz Peixoto. A exposição reúne 25 peças em acrílico sobre tela, tinta de ouro e folhas de ouro 19k, com variadas dimensões, entre quadros de 14cmx14cm e 2mx2m. Antes de chegar ao Brasil, a mostra foi apreciada pelo público em Portugal e na França.
Em sua trajetória, o artista Seixas Peixoto atuou em áreas variadas como a arquitetura, o design de moda e a publicidade, optando definitivamente pela pintura e escultura. Já realizou 50 exposições individuais, participou de mais de 100 coletivas e recebeu diversos prêmios. Um deles foi o troféu Pinheiro do Paraná, concedido pela prefeitura de São José dos Pinhais, por uma obra comemorativa dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Seixas Peixoto também já expôs no Aeroporto Afonso Pena.
Veja mais em:

Nenhum comentário: